A capacidade de PENSAR no futuro e, consequentemente, se PLANEJAR para o dia a dia é uma característica nata em qualquer ser humano que se programa para compromissos e almeja novas conquistas de vida. O que nos propomos a fazer é levar esta característica, nata da pessoa física, para o outro tipo de pessoa com quem conviemos: Pessoas Jurídicas.

Nesta linha de raciocínio, pensar e sistematizar um planejamento bem orientado, com passo a passo bem definido e trabalhos cíclicos, garantem adaptação de pessoas físicas atuando junto às Jurídicas. Assim, ao criar uma rotina, com o passar do tempo melhoramos e nos adaptamos naturalmente a ela, como um “ganho” vital. Este pensamento em organizações garante mais uniformidade de conceitos globais, ao mesmo tempo que orienta bons modelos de atitudes, sem abrir mão da liberdade de criação pela vivência adaptada à cada realidade.


PENSAMENTO ESTRATÉGICO CLÁSSICO

Sempre sugerimos a utilização de conhecimentos e métodos clássicos para potencializar nosso pensamento e atitude Estratégica. Os clássicos, assim como no mundo “fashion” e na música, são atemporais, melhoram com o passar dos anos e nunca saem de moda.

Por isso, indicamos aqui avaliação de materiais de: Michael Porter e Igor Ansoff, pais da Estratégia; Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel com o "Safari da Estratégia"; Harvard Business School e suas publicações. Por aqui, sugerimos: Idalberto Chiavenatto e suas contribuições completas para a Administração; o PMI (Project Management Institute)traçando o paralelo entre Projetos e Estratégia; instituições de fomento como Endeavor Brasil, Sistema SEBRAE (para os pequenos), além de conteúdo e serviços de empresas como a Falconi. Ufa!

Além disso, agir, fundamentados em ferramentas e metodologias amplamente testadas e aplicadas nas organizações, garante recursos bem orientados, com base em estudos e boas práticas, acessíveis a todos, em qualquer momento. Neste caso, caberá a cada um a capacidade de se adaptar, utilizando o melhor de seu perfil pessoal e de seus valores, em prol das diretrizes estratégicas na prática. Para isso, conte sempre com um software de Planejamento Estratégico, para agilizar e controlar esta rotina orientada.

Dica:

Ah, e se esta adaptação prática não acontecer? Bom, costumamos dizer que a Gestão Estratégica é uma excelente ferramenta de seleção natural (Darwin). Se com todo o embasamento não houver adaptação, é necessário agradecer o empenho dos que tentaram, mas buscar outros indivíduos mais adaptados àquela realidade.

 

NOSSOS FUNDAMENTOS SOBRE O PENSAMENTO ESTRATÉGICO, COM FOCO NO AUTOCONHECIMENTO

Em linhas gerais, entendemos o PLANEJAR como projetar o futuro de forma ordenada, através de planos de ações (avaliação qualitativa) e métricas (medição quantitativa) da eficácia de nossas atitudes. Neste sentido, nos aprofundando mais em nossa realidade estratégica, aliamos ao conceito de planejamento a necessidade de realizar uma análise prévia de nossa identidade, do ambiente (interno e externo) e das incertezas que possam nos afetar. A partir de então, planejamos e traçamos a estratégia ou o caminho necessário para alcançar nossos objetivos, levando em consideração todas estas variáveis.

Enquanto isso, defendemos o Pensamento Estratégico é uma ideia, um modelo mental com as informações que podem nortear a Estratégia na organização. De um modo geral, modelos e objetivos estão dentro da mente de uma única pessoa e não são comunicadas para os demais membros da organização. É justamente isso que causa uma execução desalinhada.

 

RELACIONANDO PENSAMENTO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, POR ONDE COMEÇAR?

Ainda tentando relacionar Planejamento e Pensamento Estratégico, será necessário externar e discutir, preferencialmente com base em histórico multidisciplinar, algumas perguntas chave, tratando a identidade organizacional. Em linhas gerais sugerimos, especialmente à equipe Estratégica, as perguntas abaixo:

  • Quem somos?-O que fazemos? Qual é o nosso propósito? Por quê? Como?
  • Onde queremos chegar?– Como ser reconhecido? Por quem? Quais são nossos maiores objetivos? Quanto tempo para alcançar objetivo?
  • Para quem somos nós? - Para quem atuo? Quem são meus concorrentes?
  • Como queremos chegar?– Como esta organização quer ser reconhecida e por quem? Até quando? O que e como faremos para alcançar estes objetivos?
  • O que vendemos?– O nosso negócio? Em visão ampliada: As pessoas não compram produtos ou serviços, compram características, propostas de valor (Desejos, emoções, conceitos)
  • Como vendemos?Qual é nossa proposta de valor? O que solucionamos e entregamos.

As respostas às indagações acima trarão alguns resultados voltados à identidade organizacional.


QUALIDADE DESDE O PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Após todos esses passos acima, a clareza ao traduzir o Modelo de Negócios (CANVAS) da organização passará, também, pelo foco na descrição de habilidades ou competências chave das unidades do negócio, coerentes com o modelo pensado. Importante lembrar, ainda, em como este passo a passo facilita a identificação e relacionamento Partes Interessadas ou Stakeholders da Organização, pontos chaves para garantir que o pensamento estratégico, primeiro passo para a Construção da Estratégia, sob atenção de boas práticas da Qualidade.

Portanto, concluindo este primeiro passo de um novo ciclo, deixamos aqui alguns insights:

  • Pense melhor com o clássico, informe-se!
  • Organize sua rotina de forma sistêmica, oriente melhor seu planejamento!
  • Conheça sua identidade, planeje-se melhor para controlar melhor!

__

A GEPLANES se firma como a empresa que ajuda a construir o futuro das empresas brasileiras. Com soluções objetivas para o planejamento estratégico de clientes e de consultores parceiros  que precisam garantir a continuidade da Estratégia. Fazemos isso sob 3 pilares Estratégicos: 

  • Objetividade: Gestão SaaS, completa, mas sem excessos; 
  • Adaptabilidade: Se adapta a pequenos, médios, grandes e específicos;
  • Alcance: Garante comunicação com toda a equipe envolvida, do início ao fim. 

Precisa de ajuda prática para reconstruir o futuro? Conheça os novos planos Enterprise!