Estratégia 5.0

A GEPLANES é a Estratégia da Sociedade 5.0!

Confuso? Nada, a Estratégia 5.0 é o cérebro da gestão em prol da Sociedade 5.0 e nunca esteve tão clara: tecnologia, simples e intuitiva, a favor do controle dos objetivos! Explico melhor! Fala-se muito ainda sobre a 4ª Revolução e há muitas discussões vigentes a respeito, especialmente para a indústria. Agora, se olharmos essa revolução sob o olhar da Gestão do Planejamento Estratégico em Negócios, ainda há pouquíssimas discussões sobre o assunto, certo? 

Assim, em Janeiro de 2020, pensando na nova empresa que eu criava, me vi em busca de um novo paradigma: se eu criava uma empresa que se propõe a ajudar a construir o futuro das organizações, como entender para onde este futuro vai?

Estudando a Indústria 4.0, pensar na evolução para uma Estratégia 5.0, que atendesse o novo modelo de sociedade que está por vir, me parecia uma necessidade vital. Estratégia é o Guia da adaptação, para orientar áreas da gestão ao gerir um novo modelo social, pautado na tecnologia. Essa necessidade de nos adaptar ganhou força nos últimos anos sob o princípio de que, o futuro, é a Sociedade 5.0  onde:

"a partir da evolução da 4.0, com seus os computadores e hiperconexões, a ideia de uma Sociedade 5.0 mantém em foco um modo de vida social mais inteligente e eficiente".

_____
 

Para conhecer melhor o conceito e as iniciativas da Estratégia 5.0.  acesse , também, o portal da Estratégia 5.0  em: 
http://www.estrategia5-0.com.br/
 

_______

 

ANTES DE TUDO, A ORIGEM DA SOCIEDADE 5.0

A ideia de uma Sociedade 5.0 surgiu no Japão, em 2016, descrita no Plano Plurianual sobre políticas de inovação que seriam exploradas, como um modelo aspirado para o futuro social do país. O pioneirismo japonês em traduzir o momento atual da história, ganhou mais atenção a partir de 2019, talvez impulsionada pelos planos da virada de uma nova década.

Antes de chegar até o conceito 5.0, é preciso relembrar as 4 revoluções da história moderna:

  •   1.0 - Sociedade/revolução da caça: o ser humano como caçador em prol da sociedade.
  •   2.0 - Sociedade/revolução da agricultura: técnicas de cultivo de alimentos e nomadismo
  •   3.0 - Sociedade/revolução industrial: surgimento de motores na produção de bens de consumo.
  •   4.0 - Sociedade/revolução da informação (4.0): até então, a mais evidente e de rápida evolução, que criou o mundo digitalizado e globalizado atual.

E para onde temos ido agora? Atualmente é nítido o empenho da sociedade em humanizar o futuro. Sendo assim, reconhecendo que estamos, justamente, no processo de transição da 4ª para a 5ª revolução, temos um novo conceito de revolução:

  •   5.0 - A sociedade 5.0: definida pela utilização das inovações da revolução 4.0 a favor da qualidade de vida em sociedade (big data e analytics,         
      robôs autônomos, interação de sistemas, IoT, cibersegurança, web/cloud, impressão 3D e realidade aumentada).

Neste novo modelo social, o foco é um modo de vida mais inteligente, eficiente, criativo e sustentável. Hoje, apesar de não falarmos muito sobre isso, basta olhar para o lado para saber que já vivemos como 5.0 e nos adaptar é mandatório. Aqui, a tecnologia ganha propósito, permitindo que os benefícios ao ser humano social esteja no centro das discussões.

 

O QUE JÁ VI SOBRE A GESTÃO 5.0

Neste ponto, surge a necessidade de uma gestão, também, 5.0. Essa ideia da Gestão 5.0, na qual se baseia o conceito que vamos apresentar a seguir, começa a surgir, ainda que tímida, entre start-ups, organizações privadas e públicas/governamentais.

Particularmente, me interesse pelo assunto e, analisando mais a fundo o perfil da gestão e conteúdos de algumas dessas instituições sobre o assunto, é plausível listar 3 pilares 5.0 comuns a todas:


Sabendo que Gestão é um conceito muito abrangente e tendo os pilares acima como referência, acreditamos que ao falar da Gestão 5.0, é necessário desdobrar seu significado às principais áreas da gestão empresarial. Além disso, é possível assumir que tal desdobramento passa, antes das demais, pela Gestão Estratégica e da Qualidade ao guiar e controlar resultados de outras áreas, como da Gestão de Pessoas e da Gestão Financeira, por exemplo.

Tendo isso em mente, aqui, mantenho o foco onde atuamos: como definir e nos especializar nas Gestão do Planejamento Estratégico, sob a Estratégia 5.0?

 

A ESTRATÉGIA 5.0

Quando defendo este novo conceito que tento estabelecer aqui, sobre o que seria a Estratégia 5.0, o primeiro passo foi justamente encontrar uma linha da raciocínio que me orientasse a repensar o modelo de negócios empresa.

Entendendo a Gestão Estratégica como o "cérebro" organizacional, cabe a ela o papel de promover ciclos de aprendizado e melhoramento contínuo. Então, eu tinha a missão de descrever, de forma simples, pilares que orientassem a “construção de ações e métricas no presente, que permitissem alcançar um futuro organizacional desejado”. (E assim, sem perceber, já estabeleci o conceito que eu mesma procurava!).

Bom, se ficou claro que o amadurecimento estratégico, ao orientar outras áreas da Gestão 5.0, precisa ter “ligação direta” com o futuro, nada mais justo que reler o desdobramento dos 3 pilares macro da gestão, tendo o mesmo futuro em mente. Mergulhada em conteúdos e com alguns anos de experiência prática, ao pensar em - “como aliar resultados e tecnologia”- percebi e para a Estratégia 5.0 é:

Um adendo importante: a Estratégia 5.0 é de longo alcance e adaptável à diferentes realidades, pois a credibilidade da informação é item chave ao comprometimento de equipes! Para isso, a Estratégia 5.0 precisa estar atenta à construção gradativa de "planos de futuro", mas, sempre, acompanhados de metodologias, ferramentas e conceitos clássicos e globais para parametrizar a construção com boas práticas, para otimizar controles e para garantir aprendizado. Pensamento clássico é o pensamento focado e que ainda garante flexibilidade ao guiar líderes de diferentes segmentos. Ferramentas testadas em diferentes cenários, diferentes países, diferentes gestores e, ainda sim, atuais não são eficazes à toa.

CONCLUSÃO

Concluo este texto conceitual afirmando que Estratégia 5.0, para ser uma realidade, precisa ser levada em consideração desde a concepção da identidade do negócio, primeiro passo da construção da gestão, que começa no presente (missão) e termina onde se quer chegar (visão). Aqui a objetividade é a garantia de eficiência ao Planejamento da Estratégia e , tomando a excelência japonesa como referência ao Planejar o futuro, defendo que a objetividade como premissa estratégica mundial na gestão de empresa e de indivíduos.


Tenha em mente: "A roda já foi inventada. Use-a para girar e adapte-a conforme necessidade".

 

Por: Anna Neves, em 09/01/2020

Para conhecer melhor o conceito e as iniciativas da Estratégia 5.0.  acesse , também, o portal da Estratégia 5.0 em: 
http://www.estrategia5-0.com.br/

____

Se este conceito de Estratégia 5.0 faz sentido para você também, junte-se a nós na execução do Planejamento Estratégico!
Conheça o GEPLANES, Enterprise Edition.