Você sabia que em setembro de 2015 foi lançada nova revisão da Norma ISO 9001? E você sabe que, a partir de então, você só tem 3 anos para que sua empresa se adeque a ela?

Não se assuste, na realidade esta notícia é muito boa para o amadurecimento da gestão organizacional no Brasil.

A norma ISO 9001:2015 trouxe muito mais do que mudanças técnicas. Nesta revisão vemos uma significativa mudança comportamental. A Qualidade não é mais um campo isolado, com atenção periódica em momentos de auditoria. Pelo contrário, tal revisão solidifica a importância de uma gestão integrada e coloca a cultura da Gestão Estratégica ainda mais em foco.

Agora sim, há uma mudança de patamar para o Sistema de Gestão da Qualidade, ou SGQ, dentro das organizações. Em muitos casos, até então, o SGQ era considerado importante para qualificar um padrão comum e, em alguns pontos, quantificar modelos e documentos nas empresas. Não era raro enxergar o Sistema e suas auditorias como um processo burocrático, secundário em benefícios, às sombras de quaisquer outros processos.

Hoje, o SGQ sai de uma posição figurativa e passa a ser protagonista na estruturação de metas e resultados organizacionais, colocando o papel estratégico do gestor, mais do que nunca, em destaque. A interdependência entre a tomada de decisões estratégicas e análise das questões da Qualidade, inegável nos livros e principais teorias, agora será evidenciada na prática.

Confirmando tudo que já foi dito acima, entre as principais mudanças na norma, destacam-se:

  • as lideranças como principais responsáveis pelo Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ,
  • a mentalidade de Risco,
  • a estruturação de um SGQ que atenda as necessidades e expectativas das partes interessadas da organização
  • o posicionamento do SGQ como o braço da estratégia empresarial.

Nesta linha de raciocínio, por um processo robusto, ágil e facilitado, um software de gestão estratégica auxilia a equipe estratégica na criação da cultura de gestão, transformando ações pontuais em rotina, rumo à excelência. E para garantir o comprometimento com esta rotina, foco, objetividade, planejamento orientado e processos simples serão excelentes aliados.

 

Quer saber como podemos te ajudar? Conheça mais sobre as versões: ENTERPRISE Edition GEPLANES

_________