Plan - Planejar
No GEPLANES, o planejamento começa desde o primeiro clique.
Uma observação: antes mesmo de iniciarmos o PDCA, é necessário tratar o MENU SISTEMA, para configuração e parametrização geral, garantindo rastreabilidade e padronização. Foco em dados iniciais como:
- usuários e permissões de acesso |
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Agora sim, falando sobre o Menu PLANEJAR:
Com a parametrização concluída, falemos então de nosso velho conhecido... O PDCA! O primeiro passo para Elaboração da Estratégia no GEPLANES é entender o MENU PLANEJAR e quais questões básicas ele nos desperta.
Este MENU contempla o PLANEJAMENTO propriamente dito, com a apresentação da identidade da organização e sua visão de futuro.
Intuitivo e objetivo, mas ainda sim completo, com as novidades Enterprise:
- CANVAS orientado, para validação do modelo de Negócios das UGs chave; Um planejamento estratégico objetivo, independente do tamanho de sua empresa ou grupo empresarial, tendo a Gestão de Projetos e da Qualidade como apoio diferencial desde o início. |
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Do - Executar / Desenvolver
Após o Planejar resta, agora, "colocar a mão na massa"!
Após falar sobre o planejamento da Estratégia o objetivo da EXECUÇÃO é acompanhar e envolver, ainda mais, as equipes estratégicas, táticas e operacionais nas entregas, trabalhando resultados, sob mesmo plano e em tempo real.
O EXECUTAR, nosso D do PDCA, permite o lançamento de resultados que serão consolidados, de forma ponderada, por indicadores (ou KPIs) em seus objetivos e perspectivas de gestão. O lançamento de indicadores incentiva ainda, uma análise crítica específica para desvios, positivos ou negativos, de cada responsável por indicador lançado.
Quando falamos em execução, por sergurança e rastrabilidade, temos: - FARÓIS de desempenho em tempo real; Além disso, se a equipe busca falar sobre Controle, quando há desvios negativos ou tendência de desvios positivos, é importante já ter espaço para registrar ocorrências e futuras ações preventivas ou de correção (e talvez em novas diretrizes/iniciativas também). O objetivo aqui é entender e apurar continuamente a resposta para: "Como chegaremos lá?". Se o cenário mudar muito, trazendo uma nova realidade e a necessidade de novas metas, nada mais justo que solicitações de repactuação sejam direcionadas aos administradores, correto? Na execução envolvemos a participação crítica da equipe, facilitando a comunicação e deixando a empresa mais próxima do futuro que ea deseja. |
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Check - Verificar / Controlar
A mportância do controle, seja através de relatórios gerenciais, seja para acompanhar auditorias, o MENU VERIFICAR (C) merece atenção especialmente das equipes da Qualidade que apoiam as áreas estratégicas da emrpesa.
Quase um ditado popular da gestão: "o que não é medido, não é gerenciado" seria mais preciso se considerasse que "o que precisa ser medido, deve, obrigatoriamente, ser controlado". Dizemos isso pois um planejamento bem executado tem a mesma importância de uma fotografia: retratar um momento específico, uma realidade de forma fiel e... só! Olhar um retrato, sem nenuma atitude, é mero desperdício de tempo.
Agora sim, começamos a falar do controle objetivos que propomos e das respostas que ele nos trará com:
- RELATÓRIOS GERENCIAIS detalhados, padrão e com controle de impressao; Como exemplos de relatórios, à Gestão do Planejamento Estratégico, destacamos: Visão geral da empresa em dashboards e mapa estratégico interativo, allém de acompanhamento de status de planos de ação e de pendências gerais do sistema. A visão imparcial da equipe da Qualidade, ganha força aqui. Como uma área suporte aos demais processo, auditorias e eficácia de resultados passam pelo aval desta equipe ou profissinal nomeado. Além de registrar resultados destas auditorias, identificando ocorrências positivas e negativas a serem tratadas. |
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Act - AGIR
Agora que entendemos melhor como executamos e controlamos o que foi planejado, precisaremos tomar atitudes, especialmente para tentar garantir que chegaremos onde queremos chegar. Neste momento, institivamente iniciamos nosso MENU AGIR (A), também conhecido como menu de aprendizado pela Qualidade (PDCL).
Quando falamos em ação, tendemos a imaginar atitudes sem métodos, pois no Brasil aindá é muito famoso o trabalho de "gerir apagando incêndios". Esta analogia ocorre e, as vezes, tem seu valor, mas não pode ser regra! Quanto menos os devios da Estratégia, mais tempo para tratar incêndios de forma eficiente e sendo eficaz.
Se não pararmos para analisar o que aconteceu e não aprendermos nada com estes eventos, eles continuarão acontecendo, sob um mesmo padrão, trazendo os mesmos problemas, como bolas de neve. O que fazer então?
Nosso processo de aprendizado que sempre propomos, passa por - REGISTRAR DESVIOS /OCORRÊNCIAS, para manutenção da base de conhecimento Resultado? Registro completo de ocorrências tratadas como lições aprendidas, base para replanejamento e para suportar ajustes pontuais ou plurianuais. O foco é confirmar o caráter cíclico da gestão estratégica, retomando em seguida, o foco no (RE) Planejar.
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