Todo negócio sobrevive em ambiente de incertezas e, hoje, o Planejamento Estratégico tem que garantir atenção a esta variável. Isso porque a ISO 9001:2015 sugere, como prática essencial, que a gestão de riscos não seja restrita aos trabalhos da Qualidade ou da Gestão de Projetos. Gestão de riscos, assim como a gestão de stakeholders, precisam ser pensadas justamente no momento da construção do plano estratégico, pois não adianta pensar em planos “infalíveis” se incertezas não estiverem monitoradas para minimizar desvios.

Quando falamos sobre riscos, falamos basicamente de riscos são previsíveis ou gerenciáveis, aqueles que conseguimos atuar sobres eles, e os riscos que não são gerenciáveis ou que não podem ser alterados. Geralmente nestes casos, são tratados como contingências que, se ocorrem, necessitarão de atuação para minimizar impactos nos negócios. O Covid-19 é um nítido exemplo deste último.

O Exercício da Gestão de Riscos

 Pensar em riscos, ainda mais dessa magnitude é um exercício estratégico e, também, precisa ser guiado por etapas padrão:

  • Identificação: é o mapeamento e listagem dos riscos (brainstorming).
  • Análise: qualitativa ou quantitativa, para definir se o risco é gerenciável, como será tratado (mitigado, eliminado, explorado etc.), urgência de tratamento, bem como sua probabilidade de ocorrência e os impactos causados, caso o risco seja iminente (gatilho).
  • Planos de respostas: definir planos de ações de resposta aos riscos gerenciáveis ou plano de monitoramento de contingências.
  • Monitoramento: acompanhamento em si dos planos e dos resultados do processo como um todo.


Gestão de Riscos em tempos de COVID-19

As etapas são bem pensadas, porém, no caso do coronavírus os riscos sequer podiam ser mapeados na maioria dos negócios.

Nenhuma pandemia anterior tinha causado tanto desequilíbrio na economia global. Portanto, reiteramos a importância de pensar em incertezas como exercícios contínuos, cada vez mais riscos e, sempre, sob visão multidisciplinar.


___

Para falar mais sobre o assunto, confira 5 lições aprendidas neste período covid-19 - Veja aqui

Sua empresa já faz uma gestão de risco junto à Estratégia? Já está mais do que na hora de (re) começar as análises! Conheça nossos planos ou entre em contato conosco, podemos te ajudar!