PLANO DE NEGÓCIOS X PLANO ESTRATÉGICO

Uma das confusões mais comuns entre os conceitos estratégicos. Indo direto ao ponto, diferenciar Plano de Negócios e Plano Estratégico implica em entender a relação entre eles, que é simples.

O Plano de Negócios é o todo, é o “corpo inteiro”, contemplando o que planos a todas as áreas de gestão. Inserido no Plano do Negócio, o Plano Estratégico é o “sistema nervoso central”, que liga o cérebro às demais áreas. Seu papel é orientar, controlar e, principalmente, medir, ações e metas das demais estruturas, com foco nos objetivos da Organização.

MATRIZ SWOT X MATRIZ BCG

Tanto a SWOT (ou matriz FOFA) quanto a BCG (criada na década de 1960 pelo Boston Consulting Group) vão além de conceitos estratégicos. São ferramentas diagnósticas simples e essenciais, mas, apesar de layouts similares, diferem-se em pontos importantes.

A matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é usada para entendimento da realidade organizacional. Deve resumir forças e fraquezas de uma organização (fatores internos) e as ameaças e oportunidades do ambiente de negócios, naquele momento de análise (fatores externos). Enquanto a SWOT avalia o ambiente, a matriz BCG, em seus 4 campos, deve categorizar os produtos da empresa, de acordo com a participação e representatividade de cada um no mercado.

A primeira matriz é macro, mais estratégica e lida com as características do ambiente. Pode ser analisada de forma macro (organização) ou desdobrada até o nível de cada indivíduo (sim, até na vida pessoal e coachings empresariais a SWOT pode ser usada). Já a BCG é aplicada diretamente à gestão de portfólio de produtos, classificando-os conforme abaixo:

  • Estrelas: quadrante superior esquerdo. Produtos com alta participação em mercado de rápido crescimento. Geralmente significa gastar muito para se defender dos concorrentes;                                                                                                 
  • Pontos de interrogação: quadrante superior direito e que ainda tem baixa participação, mas estão em um mercado em rápido crescimento. Aqui deve-se discutir: vale a pena investir muito dinheiro para crescer sua participação?;
  • Vacas leiteiras: canto inferior esquerdo da matriz BCG. São a evolução da estrela, quando o crescimento de mercado começa a cair. Depois que os altos investimentos já foram feitos a fase é de aproveitar o caixa que geram enquanto isso durar. Ficar atento para o momento de abandonar;
  • Abacaxis ou cachorros: quadrante inferior direito. Geralmente são o fim do ciclo de vida de um produto, com baixa participação e crescimento. Produto que já não gera receita suficiente e deve ser repensado.

 

BSC X PDCA

A principal diferença aqui é quanto à características de cada um.

O BSC (Balanced Scorecard) é um método de construção do Planejamento Estratégico, ou seja, um procedimento, uma instrução sobre como construir e apresentar um plano. Sendo um método, ele guia o pensamento, neste caso, promovendo o desdobramento de perspectivas macro (Financeira, Clientes, Processos, Aprendizado), essenciais a qualquer organização, em resultados “balanceados”. Por este método guia, entende-se que a empresa não é feita, somente, de resultados financeiros. Com isso, todo o desempenho é interligado para gerar resultados, também no bolso.

Já o PDCA (Plan, Do, Check, Act/Learn) é entendido como uma ferramenta, de origem na Gestão Qualidade. Por ser uma ferramenta é uma forma de operacionalizar o plano estruturado pelo método construtivo acima (o BSC). Enquanto o método instrui, a ferramenta PDCA promove a execução cíclica.

GESTÃO ESTRATÉGICA X GESTÃO DE PROJETO E DA QUALIDADE

Tendo a Gestão Estratégica como guia macro da organização que mantém o controle do desempenho das demais áreas na rotina organizacional, é necessário pensar em como apoiá-la. Sendo assim, apoiar a estratégia vai além de buscar indicadores nas outras áreas. Para isso é preciso apoio na execução e no desdobramento da estratégia, mas de forma padronizada, por toda a organização. A partir daí, que a gestão da qualidade entra, com procedimentos e ferramentas de controle, ajudando a monitorar o desdobramento da execução.

Clique aqui para saber mais sobre Gestão Estratégica em tempo real.

A Gestão de Projetos também tem este mesmo papel, apoio assessor, desdobrando a Estratégia em Projetos Estratégicos, geralmente organizados em cronogramas detalhados ao menor nível de tarefas necessário.

Tem dúvidas em relação a outros conceitos estratégicos? Nos acompanhe por aqui e em nossas redes sociais.

Já conhece nosso software Saas e nossos serviços? Conheça nossos planos ou entre em contato conosco.