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Trouxemos 3 cases para deixar nítido como o planejamento estratégico e, cérebro do plano de negócios, traz benefícios na prática:

 1. CASE: Magazine Luiza

Pela representatividade (CEO mulher como a nossa) e pelo fato da maioria absoluta da população conhecer essa empresa, não tem deixar este case de lado.

O Magazine Luiza iniciou suas atividades em 1967, quando Luiza Trajano e Pelegrino Donato adquiriram uma pequena loja de presentes, então chamada “A Cristaleira”.

Desde que isso aconteceu, o casal sempre pensou na expansão de seu negócio. Antes disso, estabeleceram o foco de sua identidade: que seu negócio estaria sempre muito próximo de seus clientes, numa relação quase que familiar.

Esse “drive” é sólido e norteia as ações da empresa até os dias de hoje. Ao longo do tempo, já foi traduzido de várias formas práticas, desde entregas mais rápidas, até a atual humanização da marca através da personagem Lu, sucesso nas redes sociais.
É claro que essa identidade traçada se refletiu em indicadores, de vendas, de marketing, entre outros.

O ponto chave aqui, que a coloca entre empresas de sucesso, é que, hoje, qualquer pessoa entende o Magazine Luiza, desde sempre, se destacando pela presença, proximidade de clientes e humanização de estratégias. Sempre coerentes com o pensamento dos fundadores e, se atendo a essa identidade, garantem o sucesso, adaptando ações de apresentação ao perfil da sociedade.

Isso demonstra o quanto é importante saber quem é você e seu negócio, para assim adequar à mudanças de mercado, todos os dias, sem perder identidade.

2. Cacau Show

Alexandre Costa, dono da empresa, começou sua trajetória vendendo chocolates pessoalmente, como uma renda extra, em 1988. Entretanto, somente abriu a primeira loja da Cacau Show em 2001, quando percebeu que poderia ir mais longe, desde que tivesse uma área estratégica de negócios, pensando no futuro.

A partir desse momento, a empresa entendeu que abrir um negócio não é pensar no presente, e sim no futuro. Por isso, estabeleceu um plano de crescimento detalhado em cronogramas que permitiam consolidação de resultados a partir de metas objetivas e tangíveis. Aqui destacamos a lição do “Alcance” (pilar chave da Estratégia 5.0): cada colaborador tinha que ter a exata noção da sua importância no processo de crescimento.

Sob um plano realmente estratégico e detalhado, foi possível replicar um modelo de gestão num sistema de franquias, até a equipe que tem contato final com o público. Especialmente as Perspectivas de Processos (do BSC) e de Aprendizado/Pessoas poderiam usufruir de modelos a partir de lições aprendidas nas menores tarefas.

O resultado de tudo é que, em pouco mais de uma década, a Cacau Show já tinha mais de 2 mil lojas espalhadas pelo Brasil, tornando-se, então, uma referência entre as empresas de sucesso com gestão de processos coerente.

3. Alpargatas

A mais antiga empresa entre nossos três cases, fundada em 1907, passou por muitas turbulências, que só foram resolvidas com muito planejamento estratégico

No início, a Alpargatas produzia, com muito sucesso e popularidade, calçados para os trabalhadores das lavouras de café. Vivendo o entusiasmo desse mercado, a empresa passou a focar na criação de produtos mais baratos e populares.
Além das sandálias Havaianas, também possuía em seu portfólio o Kichute, a Conga e a Bamba, calçados que também eram muito populares entre as classes mais baixas.

Por conta disso, apesar de coerente com seu foco inicial, a marca acabou sendo associada a padrões de vinda mais simples por ser “bom e barato”, sem nenhum diferencial. Isso acabou criando muitos problemas de marketing e, consequentemente, de resultados.

As poucas opções de cores e modelos e até mesmo o preço muito baixo acabaram gerando uma crise na empresa, que via seu público diminuir à medida que usavam as sandálias apenas quando estavam em casa (seguros dos olhares da rua, talvez?).
A saída: reestudar o mercado e reposicionar, sinônimo de Estratégia! O reposicionamento da marca no mercado, passou mais pelo respeito à identidade do brasileiro como um todo. Core, modelos, sabores e conforto! Nota-se nos últimos 25 anos ao menos, muitas ações reais desdobradas, e pautada nessa necessidade de remodelaram o produto. E isso deu certo, não só no mercado interno, quanto externo.

Hoje, entre as empresas de sucesso, a Alpargatas se destaca pela constante inovação e compreensão do público. Seus produtos são populares entre todas as classes sociais e um símbolo de versatilidade.

Empresas de sucesso e o planejamento estratégico

Estratégia guia o futuro e te leva até lá! Esse é o aprendizado deste artigo.
Percebeu como é plenamente possível alcançar algo quando planejamos o futuro macro, e desdobramos em ações, metas e prazos curtos para “chegar lá”, aos poucos?

 

empresa sucesso

 

 

O sucesso não pode parecer algo distante e, aliando a Estratégia à construção da identidade, à pessoas e à processos, certamente você se reaproximará do futuro 5.0 (COLOCAR AQUI LINK PARA A PÁGINA DE ESTRATÉGIA 5.0 DO SITE GEPLANES)
Seja como for, você pode sempre contar com a experiência de um consultor estratégico de negócios e alcançar aquilo que as empresas de sucesso têm em comum.


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