SCRUM, UMA METODOLOGIA PDCA ÁGIL

Especialmente ao falar sobre flexibilidade e eficiência que as técnicas ágeis oferecem, é nítido o paralelo com a Estratégia 5.0 que mantém a adaptabilidade e a objetividade em foco.

“Basicamente, uma metodologia ágil, como o SCRUM ou SQUAD, é um conjunto de técnicas e práticas para gestão de projetos, inicialmente pensadas para o desenvolvimento de softwares, mas, atualmente, usada em empresas de diversos setores, especialmente ao tratar projetos estratégicos. O objetivo e consequente benefício de um processo ágil é tornar processos mais simples, iterativos (repetitivo) e eficientes, com entregas incrementais (parciais em relação a entrega final) organizando os trabalhos desde a concepção da ideia até a entrega do produto ou serviço final.”

A partir dessa definição, enquanto ainda buscava ideias para discutir a construção do futuro sob a Estratégia 5.0, o artigo The Eight Cs of Transformational Change ou os “8Cs das Mudanças Transformacionais”, em tradução livre, me chamou atenção. Particularmente gosto de gatilhos que me ajudem a lembrar de ideias e conceitos relevantes. Por isso, este artigo, inspirado no livro Agile Innovation (2014, part.8), da equipe da Future Lab trouxe princípios básicos das metodologias ágeis sob a ótica de 8Cs.

OS 8 Cs da ESTRATÉGIA BASEADO NO SCRUM

Compartilho abaixo meu entendimento, em interpretação livre, destes 8Cs, já inseridos na realidade estratégica do BSC. Me aventurei tentando distribuí-los na Estratégia do Negócios, mas certa de que podem ser usados como referência em diversas formas de gestão:

PERSPECTIVA: FINANCEIRA

  • Construtividade da liderança: sim, a liderança construtiva assume riscos e adota cases incrementais para acelerar aprendizado e ciclos de produção. (Constructive leadership takes appropriate risks by adopting incremental business cases to enable faster product cycles).
  • Compensação: modelos de remuneração e incentivos precisam ser modificados para motivar equipes quanto a criatividade e a responsabilidade sob os negócios. (Compensation models need to be modified to incentivize business creativity and accountability).

PERSPECTIVA: MERCADO/CLIENTE

  • Compreensão do Cliente: a visão do cliente deve ser bem explorada e envolvida no processo, para avaliar necessidades ocultas (Customer insight must be expanded to discover unarticulated customer needs).
  • Compreensão da entrega: soluções abrangentes que permitam medição e gerenciamento desde a ideação e durante a execução devem ser usadas – GEPLANES é um bom exemplo. (Comprehensive software tools and systems that can provide measurement and management of both ideation and execution must be deployed).

PERSPECTIVA: PROCESSOS INTERNOS

  • Criatividade constante: ampliar o processo criativo a partir de brainstormings constantes (Creativity must be amplified through continuous brainstorming).
  • Colaboração efetiva: a colaboração é mais efetiva em times menores, ágeis (ex: SQUAD) métodos e reuniões “em pé” diárias, mais efetivas do que as monótonas reuniões tradicionais. (Collaboration happens more effectively in smaller Agile teams and stand-up meetings than monolithic projects and traditional death march meetings).

PERSPECTIVA: APRENDIZADO E CRESCIMENTO

  • Continuo aprendizado: aprendizados devem ser incorporados, sob a ótica de retrospectivas ou lições aprendidas. (Continuous learning must be implemented through retrospectives).
  • Cultura organizacional: promover identidade cultural da empresa, que encoraje líderes a inspirar o desenvolvimento de comportamentos e competências. (Cultural norms must encourage leaders to inspire new behaviors and new competencies).

 

Pronto para lembrar e interpretar seu processo produtivo de forma ágil?

________

Referências:

Artigos:
https://innovationmanagement.se/2015/02/09/the-eight-cs-of-transformational-change/
https://futurelabconsulting.com/index.php/insights/books
Agile Innovation describes how to foster that kind of culture of innovation, to nurture creativity and effectively develop ideas that better align with strategic directions.

Livros:

Agile Innovation: The Revolutionary Approach to Accelerate Success, Inspire Engagement, and Ignite Creativity (Anglais) Relié – 22 september 2014 (Amazon)