Já falamos em outros textos sobre a importância de se pensar em incertezas. Mas você sabe qual é a rotina de profissionais de riscos estratégicos diariamente? Uma matéria da Você S/A traz uma abordagem interessante, sobre o papel do Gerente de Riscos. 

A crise trazida pela pandemia de COVID-19em especial, mostrou que incertezas não são um “se” e sim um “fato”, com impactos e probabilidades variados! Ainda sim, estudos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) indicam que 90% das empresas nunca se preparam para riscos como esteEm consequência, uma crise dessa magnitude exigiu respostas corretivas rápidas e habilidades de se reinventar 

Além disso, algumas empresas provavelmente, até tinham riscos mapeados, mas se o acompanhamento não for contínuo, a vulnerabilidade permanece. Pois o “treino” na rotina deixa de existir. 

Empresas do setor financeiro empresas de grande porte que operam em mercados regulados tem, por obrigação, manter uma rotina contínua e auditável na gestão de riscos. Então o que podemos aprender com elas e com os profissionais de riscos que as atendem? 


Entenda mais sobre  a Gestão de Riscos na Estratégia em um de nossos textos sobre: NOVO CICLO? CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO ESTRATÉGICA!

 

Como pensar como profissionais de Riscos? 

Nem todas as empresas têm uma estrutura de recursos humanos tão complexa e dedicada à riscos, mas isso não impede que pequenos e médios incorporem, mesmo que em menor escala, as boas práticas sobre essa rotina, que a Gestão da Qualidade também indica como essencial à Estratégia. 

Pontos importantes percebidos no perfil de gerentes de riscos, por exemplo, e replicáveis: 

  • Divisão do escopo entre análise, reportes estratégicos, contato com o operacional e, muito importante, tempo de gerenciamento e apoio à equipe; 
  • Competências chave: Capacidade analítica, Planejamento, Visão macro (holística), Resiliência e Ética. 
  • Contato com alta direção e saber se posicionar. 

Bom, trouxemos aqui alguns highlights sobre o assunto, a partir do Artigo: “Conheça o gerente de riscos, profissional estratégico para as companhias” de 07/julho/20, na Revista Você S/A.   

Nele, trazemos outra sugestão de leitura
 como um estudo da KPMG, uma das empresas globais referência em Auditoria e Assessoria Tributária e de Negócios. Tal estudo mostrou que fatores de risco ligados à Estratégia do Negócio estão em 3º lugar como mais frequentes, num total de 25 categorias analisadas, citadas pelas instituições Brasileiras, públicas e privadas. 

Você entendeu a importância de profissionais de riscos, ou ao menos de como pensar como eles? Saiba que a GEPLANES, em suas versõesEnterprise Edition, pode auxiliar sua empresa, a operacionalizar a gestão de riscos Estratégicos. 

______

A GEPLANES se firma como a empresa que ajuda a construir o futuro das empresas brasileiras. Com soluções objetivas para o planejamento estratégico de clientes e de consultores parceiros  que precisam garantir a continuidade da Estratégia. Fazemos isso sob 3 pilares Estratégicos: 

  • Objetividade: Gestão SaaS, completa, mas sem excessos; 
  • Adaptabilidade: Se adapta a pequenos, médios, grandes e específicos; 
  • Alcance: Garante comunicação com toda a equipe envolvida, do início ao fim. 

Precisa de ajuda prática para reconstruir o futuro? Conheça os novos planos Enterprise!