Pode parecer uma leitura rasa, mas não é. Ressignificar o mundo pós pandemia passará por gerar novas propostas e desejos de consumo, com foco na saúde e em ações atrativas para um consumidor mais exigente, mais caseiro e focado em qualidade de vida. 

Explicamos em alguns tópicos nossa percepção. Confira! 

  1. Planos para o futuro: as 5 profissões que merecem mais atenção, desde 2020, do nosso ponto de vista estratégico; 
  2. Competências: as 5 habilidades chave, comuns à maioria das profissões sugeridas; 
  3. Comunicação com partes interessadas: a disparada das mídias sociais;
  4. Controle: análise de dados em alta;
  5. Aprendizado: o mundo é 5.0 – Tecnologia é um serviço.
  6. Ponto de vista Estratégico

Planos para o futuro: as 5 profissões que merecerem mais atenção, desde 2020, sob nosso ponto de vista Estratégico 

Afinal quais são as profissões mais relevantes dentre as citadas no estudo e as que devemos nos atentar: 

Médicos especializados:

Profissionais com foco em atuações intensivistas e em terapias. Aqui chama a atenção à necessidade de atuação intensiva e a atenção pós pandemia, não só sob o ponto de vista da saúde, mas terapias futuras necessárias ao novo cenário ocupacional (home office). 

Cargos em tecnologia (inclui especialistas em análise de dados): 

Profissionais voltados especialmente para o desenvolvimento, análise e design de interface dos produtos. Surpreendentemente em 2º lugar, já que mesmo hospitais, governo e planos de saúde precisam desse tipo de profissional, o foco é manter a qualidade e o controle de resultados e equipes à distância. E esta nova realidade exige mais profissionais capacitados do que disponíveis no mercado hoje, além de acabar com os limites de fronteiras para contratação. Qualquer empresa pode contratar um profissional desses, esteja ele no Oiapoque, no centro-sul do país ou no Chuí. 

Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios:

Novas possibilidades de vendas, novos modelos de vendedores. Para este tipo de profissional o ideal não é pensar no tipo do vendedor em si, mas naquele capaz de pensar e operacionalizar, elaboradas estratégias de venda. Foco em gestão, em resultados, e especialmente em planejamento. 

Especialistas em marketing digital: 

Profissionais versáteis que, até mesmo por experiência, migram para atuação em marketing, podendo englobar também profissionais de conteúdo digital. Importante destacar que são profissionais focados em conteúdos e opções inovadoras ao marketing tradicional e a relação com o cliente, trazendo novos especialistas com foco no uso e interpretação do consumo de mídias digitais. Neste ponto destaca-se desde o poder de youtubers à importância de consultores experientes em Marketing Digital. 

Cargos em Customer Success:

Profissionais que aparecem a partir do surgimento de softwares SaaS, que reduzem a interação com equipes comerciais. Neste caso, umas das profissões chave num ano atípico, tem como objetivo reter clientes, gerar mais fontes de receitas e melhor alinhar objetivos do cliente com objetivos da empresa. É o profissional especialistas em relações “ganha-ganha”. 

Dar Destaque! Ao link abaixo 

Entenda o mundo 5.0 – confira o primeiro bate papo que fizemos sobre o assunto ainda em 2020 no portal da Estratégia 5.0 

Planos para o futuro: as 5 profissões que merecerem mais atenção, desde 2020, sob nosso ponto de vista Estratégico


Competências: as 5 habilidades chave, comuns à maioria das profissões sugeridas, também listadas no Fórum Econômico Mundial  

O artigo sobre as 15 profissões mais promissoras a partir de 2021 traz, também, uma relação de competências necessárias aos principais cargos. 

A maioria dessas competências ou habilidades vão de encontro com outro artigo que lista as 15 habilidades, que estarão em alta no mercado de trabalho até 2025, segundo Fórum Econômico mundial. São elas: 

1. Pensamento analítico e inovação 
2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado  
3. Resolução de problemas   
4. Pensamento crítico   
5. Criatividade   
6. Liderança   
7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias   
8. Programação  
9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade   
10. Raciocínio lógico   
11. Inteligência emocional   
12. Experiência do usuário   
13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)   
14. Análise e avaliação de sistemas   
15. Persuasão e negociação 

Paralelo entre profissões e habilidades 

Sob o ponto de vista estratégico, devem ser claramente comunicadas à equipe que executa a estratégia empresarial é clara a necessidade de profissionais que se destaquem por algumas competências chave no mundo 5.0. Mantando o mesmo ponto de vista, nesse mundo 5.0, tendo objetividade, adaptabilidade e alcance como pilares de resultados, para quase todas os cargos citados, elencamos (e traduzimos) 5 competências chave: 

  • Pensamento analítico e inovação – o mundo 5.0 mudou, a tecnologia já é uma realidade e o homem é a melhor “máquina” de análise que existe. Por isso, qualquer profissional que não reconheça, que essas variáveis andam juntas, vai perder espaço no mercado; 
  • Negociação – foco na habilidade de negociar com clientes externos e internos, tendo como objetivo a adaptação das vendas e processos internos adequados à novas formas de trabalho e à novos perfis de consumo; 
  • Criatividade – curiosidade para buscar novas formas de fazer, estimulando o raciocínio, o pensamento no novo, a importância visual nos novos modelos de venda e a inovação; 
  • Experiência do usuário – se colocar no lugar usuário ao pensar em intuitividade e proximidade dos usuários e clientes; 
  • Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado – o mundo 5.0 muda muito rápido e a Estratégia 5.0, para ser adaptável, precisa de forte atenção à habilidade de aprender mais e com rapidez. Sendo assim, o foco em aprender, puxa inclusive, atenção à outra competência chave que está presente em todas as outras citadas aqui: “resolução de problemas”. 

Todas as competências anteriores vão ajudar a medir, na verdade, a capacidade dos profissionais de resolver problemas e, assim, serem ainda mais valiosos às organizações. 

Comunicação com partes interessadas: A disparada das mídias sociais

Se antes as relações “cara a cara” ainda eram maioria, hoje as mídias sociais e softwares de comunicação provaram que vieram para ocupar este espaço. 

Por isso, a importância de que as novas profissões tenham como drivers 2 pontos: o que a persona, que está do outro lado precisa e, em relação a qualidade de serviços e produtos, o que e como ela espera receber. 

Sendo assim, qualquer profissional que queira se manter no ambiente do novo normal deve exercitar a empatia de diversas formas e a habilidade de tornar experiências para ele e para o outro satisfatórias, lembrando aqui que as redes sociais podem e devem ser ferramentas de promoção de boas experiências. 

A disparada das mídias sociais, traz ainda desafios às profissões em um ano atípico. Da mesma forma que tais mídias levam as empresas mais longe e a mais clientes, experiências ruins ou má comunicação com as partes interessadas em seu negócio estarão sujeitas à nova ordem do cancelamento. Com isso, experiências ruins serão propagadas e má avaliadas com rapidez e longo alcance. Tenha isso em mente a todo momento! 


Controle: Análise de dados em alta
 

Análises financeira, análises de dados, análise clínicas, enfim, o perfil analítico que permite gerar controle e novos resultados, simplesmente analisando e transformando dados em informações palpáveis. 

A indústria 4.0 trouxe aos profissionais chave, que estarão em alta esse ano, a proximidade da tecnologia. Big Data, IOT, Apps, todos podem ser traduzidos em geração de dados em massa de onde pode-se tirar perfis de consumo, perfis de desempenho de empresas e perfis projetados, inclusive de saúde. 

Essas análises compiladas em informações e relatórios gerenciais são evidências fortes à tomada de decisão. Insira o controle em sua empresa e tenha informações em tempo real, sob profissionais de evidente perfil analítico. 

Aprendizado: o mundo é 5.0 – Tecnologia é um serviço

Saas, do inglês Software as a Service, é basicamente ver softwares como serviços. E porque é importante falarmos disso aqui? Porque as profissões em alta só têm 2 caminhos a seguir: ou utilizam algum tipo de software SaaS (ERPs, Redes sociais, como o LinkedIn, Softwares Estratégicos e até apps de celular por exemplo) ou desenvolvem softwares sob este modelo. 

As empresas que disponibilizam softwares e aplicações de todo tipo e de forma remota, seja pelo computador ou por dispositivos móveis são hoje, as que mais contratam. 

Sob o ponto de vista estratégico, devem ser claramente comunicadas à equipe que executa a estratégia empresarial é clara a necessidade de profissionais que se destaquem por algumas competências chave no mundo 5.0.

Ponto de vista estratégico

É claro que aprender sob o mundo SaaS traz benefícios às profissões em alta neste ano atípico. A tecnologia como serviço traz vantagens. Por exemplo: na maioria das vezes não há necessidade de um espaço físico, ou no máximo um espaço reduzido. Sem infraestrutura física você reduz custos chave. Além disso, geralmente é um serviço prestado virtual e eletronicamente, podendo ser ou não em rede. Com ele, cresce a demanda de cursos, materiais e outros serviços de aprendizado on-line e, com tantas opções, como servidores Amazon (AWS) por exemplo, a facilidade de hospedagem de aplicações é enorme. 

Profissões em alta tem a saúde, o aprendizado e a tecnologia customizável como foco certo, então podem se beneficiar de algumas características do mundo SaaS que devem ser incorporadas a esses profissionais em um ano atípico. 

Entenda os benefícios SaaS sobre os quais profissionais atualizados devem estar atentos ao entendimento

  • Sem CDs e compras de licenças, mesmo serviços customizáveis podem ser 100% web; 
  • SaaS é mobilidade, tudo acontece online, com um navegador na internet, pois os dados ficam salvos em nuvem; 
  • Solução como serviço, com licenciamento de uso recorrente talvez, mas não mais com licenças compradas (que eram caras!); 
  • A responsabilidade por todo o serviço é do fornecedor que disponibiliza o software e traz a todos, atualizações e melhorias automáticas; 
  • O usuário não precisa se preocupar com instalações, atualizações e renovações de licenças. Tudo já chega automaticamente até ele; 
  • Já no SaaS, pode ser acessado através de um navegador na internet, pois os dados ficam salvos em nuvens; 
  • Serviços de qualidade para vários clientes e, ao mesmo tempo, com segurança individual; 
  • Softwares SaaS, quase que por padrão, permitem customizações de integração com outros softwares similares; 
  • Custos iniciais de estrutura, RH e processos reduzidos. 

É claro que softwares como serviço podem ter desvantagens também, como por exemplo, queda de servidores, que possa derrubar toda a aplicação. Mas considerando que servidores confiáveis (bancários inclusive), tem geralmente disponibilidade mínima de aproximadamente 95%, qualquer aplicação com disponibilidade similar tem um bom desempenho. 

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A GEPLANES se firma como a empresa que ajuda a construir o futuro 5.0 das empresas brasileiras, com soluções objetivas para o planejamento estratégico de clientes e consultores que precisam manter a continuidade de seu trabalho, acompanhando os resultados que propõe a clientes. Fazemos isso sob 3 pilares Estratégicos:  

  • Objetividade: Gestão SaaS, completa, mas sem excessos;  
  • Adaptabilidade: Se adapta a pequenos, médios, grandes e específicos;  
  • Alcance: Garante comunicação com toda a equipe envolvida, do início ao fim.  

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