...Bom, comece tendo em mente:

  1. Não adianta controlar os desvios imediatos e arrumar a casa, sem começar a pensar em como consertá-los, de uma vez por todas daqui para frente;
  2. Após o mínimo controle do caos, é preciso repensar o plano Estratégico, desde a identidade (sobre quem somos e como seremos a partir de agora) até novas diretrizes e metas e monitoramento de um novo caminho para o futuro;
  3. É preciso garantir o acompanhamento guiado e rigoroso do novo plano sob uma solução de Gestão do Planejamento Estratégico objetiva e que integre a equipe.

Retomando o Planejamento Estratégico Passo 1

Se tem uma coisa que descobrimos em 12 anos atuando na área de Gestão Estratégica é que uma das maiores dificuldades nas organizações é orientar a criação e a validação da estratégia integrada. Por exemplo, se te perguntamos qual tem sido a estratégia que norteia suas ações ou as ações de sua empresa, seria uma resposta fácil para você pontuá-las ou é difícil descrevê-las?

E se perguntássemos se a construção destas estratégias foi uma tarefa tranquila para sua equipe, sua resposta seria um SIM ou uma lembrança de muitos retrabalhos?

É exatamente por entender essas dificuldades que convidamos vocês a, antes de tudo, direcionar esforços para pensar! 

Pensar? Sim, dedicar tempo ao pensar e calibrar o pensamento estratégico para o próximo ciclo, destacando alguns pontos:

  • Guie o pensamento pelos clássicos:
    Conhecimento clássico é atemporal, podem ser melhorados com o passar dos anos, mas nunca ignorados. A Gestão Estratégica Clássica se reinventa, mas nunca sai de moda;

  • Discuta:
    Desenvolver o pensar envolve discussão de ideias, de momentos da história da empresa, de visão multidisciplinar sobre quem éramos. Olhar para trás, para calibrar o pensamento não significa que você vá cometer os mesmos erros, mas pensar fora da caixa a partir deles é uma boa opção;

  • Faça listas: Organizar o pensamento em listas que podem ser revisitadas sempre. Essas listas podem ser divididas em grupos, tais como: características (identidade), erros que não podem se repetir, incertezas e ambições da empresa (base para) objetivos, por exemplo;

  • Organize-se sua rotina de forma sistêmica:  oriente melhor seu pensamento sabendo exatamente por onde começar desde o início, escolhendo um local único de registro de todos os pensamentos, que possa ser revisitado. 


Retomando o Planejamento Estratégico Passo 2


Em nossos trabalhos e em nossos softwares, especialmente Enterprise, amadurecemos por mais de 12 anos, mantendo o foco cíclico do PDCA. Por isso, nosso próximo passo é o início deste ciclo.

Depois de pensar sobre alguns eventos, Planejar será usar todo esse exercício do pensamento a favor da identidade de sua organização e de seus objetivos revisados para o futuro. Neste passo é importante dividir o trabalho em 3 partes:

1-Pensar sobre a identidade:

 
O que você faz? Para quem entrega e como entrega? Aqui, pegando carona em nossas boas práticas, destacamos a importância de trabalhar:

  • Propósitos e princípios que explicam o "Por que" de seu trabalho (Missão, Visão e Valores);
  • Modelo de negócios: use e abuse de ferramentas como o Bussiness Model CANVAS e suas derivações;
  • Habilidades e competências macro necessárias para garantir equipe alinhada com a identidade;
  • Trabalhe seu público, ou seja, defina como você vai trabalhar em prol de seus principais stakeholders.
2- Distribua metas

 
Em seguida, baseados em tudo isso, o plano também envolve dizer onde você quer chegar, distribuindo metas e planos para o caminho. 
Aqui trabalhe:

  • Perspectiva e objetivos macros que possam ser desdobrados em diretrizes;
  • Defina diretrizes e Projetos Estratégicos. Aqui, cronogramas detalhados são úteis, trazendo também o pensamento financeiro e de recursos para novos projetos, comuns em momentos pós crises.
3- Avalie as possibilidades

 
Valide se o que você enxerga como identidade realmente pode ser colocado em prática avaliando:

  • Forças e fraquezas para colocar planos e modelos de negócio em prática;
  • Pense nas incertezas que podem surgir no caminho. Lembrando que:  há incertezas que podem ser monitoradas e há incertezas ou riscos que são contingenciais;
  • Distribua o plano macro para que a equipe proponha (se responsabilize) por ações para ajudar a construir o futuro que sua empresa espera.

Retomando o Planejamento Estratégico  - Passo 3

Após Planejar e identificar cada etapa do projeto, é na fase de desenvolver, fazer, do Ciclo PDCA que as ações de execução são tomadas. Esta é a hora de colocar tudo que foi pensado na fase anterior em prática. Neste momento, contar com um sistema de Gestão pode ajudar muito.

Permite o lançamento de resultados que serão consolidados, de forma ponderada, por indicadores (ou KPIs) em seus objetivos e perspectivas de gestão. 

Retomando o Planejamento Estratégico - Passo 4

O GEPLANES Enterprise vem sendo construído ao longo de 12 anos para ser um software orientado a dar suporte e auxiliar na elaboração de projetos, tudo isso pautado no PDCA, para que haja organização, método, qualidade, estratégia. 

Continuando a série, hoje vamos falar sobre Check - Verificar / Controlar.

Já diz o velho ditado “o que precisa ser medido, deve, obrigatoriamente, ser controlado".

Em nossa visão e, consequentemente, em nosso sistema GEPLANES Enterprise, o  Verificar (C) traz como foco o controle ágil e simples, através de faróis e relatórios de análise bem objetivos, caso contrário traria mais trabalho do que ganhos.

O ponto chave aqui é enxergar, não só dados lançados, mas informações contextualizadas para comparação plurianual. Para isso:

  • Valorize relatórios gerenciais objetivos
  • Busque pontos críticos (faróis vermelhos)
  • Adquira o hábito de auditar resultados e processos

 

Retomando o Planejamento Estratégico - Passo 5

Agora, vamos falar sobre a fase Act-Ação, dentro deste conceito de PDCA.

No consciente coletivo, agir é quase uma reação instantânea e instintiva, sem método ou objetivo a ser alcançado. Entretanto, esse tipo de ação é arriscada e mais propensa ao erro de que ao acerto.

Para auxiliar neste processo de aprendizado que sempre propomos, em nosso dia a dia e no sistema GEPLANES Enterprise idealizamos o registro de ocorrências, que funciona como um diário de bordo, relatando todos os acontecimentos inerentes à Estratégia. Desta forma, a ação passa a ser com base em dados, aumentando as taxas de acertos e diminuindo os possíveis erros reincidentes.

Utilize a lista de ocorrências tratadas como seu registro de lições aprendidas e use-as para:

  • Registrar e aprender com os próprios devios
  • Discutir o aprendizado e criar cultura
  • Replanejar novos ciclos

 

___

Saiba mais sobre nosso sistema GEPLANES Enterprise e como ele pode ajudar sua empresa.

Já conhece nossos planos?
Vá ainda mais longe com GEPLANES, o software mais objetivo do mercado!