Situações como estas do COVID-19 nos obrigam a pensar fora da caixa. Então o foco é pensar em novas formas de como fazer e como se adaptar. Estratégia é sinônimo de “seleção natural (citando Darwin) pela adaptabilidade.

Por isso, gostaríamos de compartilhar algumas medidas que já temos adotado, não só em reposta ao COVID-19, mas em apoio a nossos clientes, parceiros e interessados em geral, divididas sob as perspectivas do BSC.

FINANCEIRA

  • Plano de continuidade de negócios:  defina planos de contingência que demonstrem que sua empresa está preparada para avaliar casos críticos de clientes ou fornecedores que, economicamente, sofrerão em maior escala. Quando grandes impactos são inevitáveis, comprometimento com as relações humanas e comerciais transparentes, nos parece um bom caminho.
  • Planejamento financeiro é crucial: para quem ainda não tem, é a hora de desenvolver um plano financeiro, pensando em contingências e custos de maior impacto. Sugerimos estabelecer 3 cenários: otimista, realista ou pessimista e pensar, para cada um, como buscar saídas. Atenção à mídia para avaliar opções de apoio financeiro e na gestão de funcionários, pode ajudar gestores a se tranquilizarem, na medida do possível, quanto ao fôlego financeiro e sobre a que instituições recorrer se necessário.

MERCADO/CLIENTES

  • Informação:hora de aparecer na internet, nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Conteúdos ensinados são os que mais geram aprendizado. Reconheça o papel do gestor como apoiador, independente da distância que a quarentena impõe às equipes e mantenha-se disponível, mesmo que só para esclarecer dúvidas de parceiros e clientes.
  • Divulgação:você tem redes sociais relevantes? Público fiel? Muito seguidores? Por que não investir em referência “cruzada”. Ofereça sua influência e espaço nas redes sociais para divulgação de boas práticas estratégicas de parceiros ou microempreendedores, auxiliando empresa menores neste período.

PROCESSOS INTERNOS

  • Equipamentos: mesmo a distância pense nas estruturas mínimas de equipamentos, materiais e pessoas, que necessita para manter o atendimento. Pausar para pensar no assunto pode trazer novas saídas, nunca antes pensadas. Pense no que fazer, desde o que otimizar a tecnologia cotidiana, até o tempo de trabalho flexível quando necessário.
  • Defina processos: já que o momento nos obriga a desacelerar, aproveite para registrar seus principais fluxos de trabalho, já se preparando para otimizar resultados quando a rotina de trabalho voltar ao normal, exigindo respostas ainda mais rápidas num ano em que teremos um 3º réveillon a comemorar e a realizar!

PESSOAS/CAPACITAÇÃO

  • Segurança é prioridade: home office para serviços que podem usar a tecnologia ou para garantir atualização do conhecimento da equipe, mantendo uma rotina mínima de atenção ao trabalho é a melhor opção.
  • Cuide do psicológico: invista e incentive à equipe que invista em opções de aprendizado em família e bem estar. É importante manter a cabeça em dia, o corpo saudável e o incentivo à utilizar este momento para pensar em valores que realmente importam, destacando a empatia e a solidariedade.