Relatórios gerenciais são documentos que traduzem informações relevantes sobre o negócio e que trazem embasamento para tomadas de decisão. Através deles, são avaliadas informações, globais ou por área, que devem ser avaliados sob um olhar de aprendizado, para avaliar novas diretrizes que mantenha a organização próxima a seus objetivos.

A partir dos relatórios as empresas podem fazer acompanhamento da evolução do negócio (ou dos negócios, sob uma visão multinegócios), comparando resultados às metas com rapidez e visual analítico.

Até aí, tudo bem. É fácil reconhecer e entender a importância de saber interpretar esses relatórios para o sucesso da organização, especialmente quando a gestão envolve a necessidade dessa visão multinegócios. Nesta linha de raciocínio, especialmente empresas de consultoria ou de prestação de serviços em geral, são beneficiados pela visualização de resultados sob uma gestão sistêmica e direcionada à estratégia.

Mas você sabe realmente como utilizar esse recurso a seu favor? Afinal, o importante é ter o domínio da informação, não perder tempo elaborando como mostrá-la.

Confira a seguir os benefícios oferecidos pelo relatório gerencial e como fazer uso deste documento.

 

1.Estabelecendo estratégias

Ter um planejamento estratégico bem estruturado e coerente com o negócio é imprescindível para o sucesso de uma empresa. Os relatórios gerenciais permitem uma visão comparativa do cenário real, em relação ao que é realmente esperado, estrategicamente pelo negócio.

Neste caso, para enxergar resultados que traduzam mapas estratégicos, é fundamental um planejamento bem orientado e bem comunicado. O foco é permitir o entendimento amplo do que será medido,  desde a escolha do método que vai orientar o trabalho (metodologia BSC ou OKR, por exemplo) até a entrega de resultados e o tratamento dos desvios. Somente assim, a interpretação de resultados será eficaz, para definir novas diretrizes e criar ações futuras de melhoria, por exemplo.

 

2. Informações atualizadas

Confiabilidade e atualizações em tempo real são benefícios da gestão integrada de resultados. Sistemas de Gestão Estratégica, especialmente quando integrados com Sistemas de gestão ERP, oferecem relatórios gerenciais atualizados em tempo real e com alta qualidade.

Para decisões rápidas e assertivas, é importante garantir que a consulta seja um retrato fiel do momento da avaliação. Isso evidencia as necessidades críticas, que precisem de mudanças imediatas, delegando tarefas aos responsáveis com mais eficiência.

 

3.Dados estruturados

Foco no visual, no contraste entre positivo e negativo e na objetividade. Tenha as informações apresentadas de modo que a interpretação seja facilitada, via gráficos, faróis, tabelas e planilhas.

Dashboards resumidos, com desempenho global e apoio em gestão à vista  são excelentes ferramentas para gerar comprometimento a partir da percepção real do impacto de resultados.

 

4.Acompanhe o desempenho

Relatórios gerenciais geram históricos importantes para o processo de planejamento e controle de desvios. E neste ponto não basta acompanhamento. É necessário estabelecer planos de ação de melhoria para avaliações comparativas.

O objetivo do acompanhamento contínuo, com aprendizado cíclico (conheça o PDCA)com filtros que possibilitem comparação de uma mesma variável com a série histórica, permite mais aprendizado e segurança ao prever as tendências e prioridades.

 

5. Relatórios customizados

Empresas que trabalham com sistemas de gestão eficazes, com opções de integração, geralmente oferecem opções de personalização de ferramentas e relatórios, conforme necessidade da empresa.

Customizar relatórios que sejam ainda mais coerentes com a realidade da empresa ajudam, inclusive, na adaptação da equipe a novas ferramentas de gestão.

  

Tem necessidade de amadurecer sua gestão estratégica e otimizar o controle via relatórios gerenciais? Conheça o GEPLANES.