Percebeu como essas coisas todas já existem e já estão próximas da gente?

A migração da 4ª revolução ou Indústria 4.0 para a Sociedade 5.0, é caracterizada pela garantia de que tecnologias conectadas criam, desde já, um modo de vida mais inteligente, eficiente e sustentável.

Mas, por que “5.0”?

Esse número faz referência à próxima (ou atual) grande evolução humana. As outras 4 foram:

  • 1 – sociedade da caça: já com o domínio do fogo, o ser humano era nômade e caçava para seu sustento;
  • 2 – sociedade da agricultura: ser humano deixa de ser nômade e passa a cultivar alimentos, o que permite um aumento na densidade demográfica;
  • 3 – sociedade industrial: o surgimento de motores propiciou ao ser humano grande aumento na produção de bens de consumo;
  • 4 – sociedade da informação: a internet facilitou a globalização e a digitalização do mundo, colocando o ser humano a um clique de tudo o que precisasse.

A indústria 4.0 nesse contexto...

Agora que sabemos o que é a sociedade 5.0, podemos nos perguntar:

E a indústria nisso tudo? Qual é o papel dela de agora em diante?

Obviamente, sua evolução perpassa pelo emprego da tecnologia para melhorar a eficiência e a produtividade dos processos. Na prática, significa que as máquinas e robôs já existentes e operantes nas indústrias passarão a “conversar” entre si e seus sistemas digitais.

Isso significa que processos gerais mais inteligentes, eficientes e integrados, garantem mais eficiência, menos desperdício e atendimento rápido às demandas de empresas e pessoas.

Toda essa transformação requer, entretanto, um novo modelo de gestão, adaptado para ir além da tecnologia e integrar a indústria 4.0 para criar sociedade 5.0.

Tal assunto tem sido discutido fortemente entre as organizações, e o desafio, agora, é pensar nisso sem que o enfoque nessa nova sociedade deixe de ser o ser humano.

A Gestão 5.0 na sociedade 5.0...

Conforme dissemos, na sociedade 5.0, a tecnologia estará a serviço do bem estar humano.

Nas organizações, portanto, não será diferente: alinhar seu foco para que tanto produção quanto serviços sejam mais ágeis, otimizados e levem em conta as necessidades finais das pessoas.

Mas, como manter uma alta produtividade, que seja eficiente, sustentável e focada nos valores humanos?

A resposta para esses desafios tem levado muitas organizações a repensarem sua gestão, inclusive promovendo a humanização da marca durante esse processo.

Como resultado, em primeiras buscas sobre o assunto na internet já é possível chegar a 3 pontos em comum, que podem ser considerados como pilares do que aqui chamamos de “Gestão 5.0”:

  • Impacto: realizar mudanças que tenham impacto positivo nos resultados;
  • Eficiência: usar a tecnologia em favor da produtividade, inclusive para pequenos negócios;
  • Engajamento: através de uma gestão direta, clara e objetiva, motivar as equipes para que todos estejam alinhados com os valores da organização.

Mas, de que forma isso poderá ser implementado no seu negócio? Qual setor será responsável por incutir tais pilares na organização toda?

Como podemos ver, a reflexão sobre o assunto vai além da definição de “gestão” e precisa ser tratado com maior especificidade pelos principais campos de gestão de um negócio. Considerando nossa área de atuação como cérebro da organização, é necessário traçar como a estratégia vai inserir seu negócio na sociedade 5.0.

Ou, como gostamos de chamar, uma Estratégia 5.0.

 

A Estratégia 5.0 e o futuro das organizações...

Dentro do contexto da sociedade 5.0, ela pode ser entendida como uma releitura da gestão, sob a ótica da Gestão Estratégica do Negócio.

Cabe a ela, e a nós, como porta-voz da Estratégia 5.0, promover o aprendizado e o melhoramento contínuo dos processos, partindo da análise profunda da identidade organizacional e das diretrizes que devem ser passadas aos demais processos de gestão.

Assim, a estratégia 5.0 deverá promover ações no presente que permita à organização alcançar o futuro tão desejado. E fará isso aliando a tecnologia objetiva aos resultados esperados.

Para tanto, será necessário desdobrar os 3 pilares da gestão 5.0, colocando o ser humano como parte a ser servida por todo o processo:

  • Objetividade: a estratégia precisa ser objetiva, de controle direto e intuitivo. Também precisa ser fácil de entender e lidar, além de dispor de menos ferramentas e mais foco, diminuindo as chances de erro;
  • Alcance: ela precisa ser compreendida por todos. Saber com clareza por conde começar, o que fazer, por que fazer e quem fará garante o compromisso da equipe;
  • Adaptabilidade: as organizações são diferentes entre si, o que significa realidades e, por fim, estratégias diferentes, mas que se adéquam.

Importante ressaltar que a credibilidade das informações é importante para engajar as equipes, durante todas as etapas. Isso significa que a estratégia precisa construir o futuro aos poucos, sempre aprendendo com boas práticas e pensamento focado, garantidos por ciclos de gestão bem orientados (PDCA, por exemplo)

Nessa sociedade 5.0, já tão próxima da gente, a indústria também estará conectada para servir a humanidade com eficiência, inteligência e sustentabilidade, através de uma estratégia 5.0.

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