Por que é importante ter um negócio estratégico?

Quando falamos Negócios de Sucesso, é fácil almejar um objetivo e imaginar qual sucesso você quer alcançar. Mas, para viver esses sonhos, é preciso conhecer o mapa, prever os desafios e determinar como agir em cada um deles. Afinal, percorrer um trajeto em que se conhecem as curvas, os buracos, e se prevê até o tempo de deslocamento facilita (e muito) a viagem.

Ter um planejamento estratégico, parte chave de um plano de negócios, é orientar essa viagem rumo ao seu objetivo. E, com tudo organizado, você conseguirá direcionar melhor seu esforço e o esforço de toda a sua equipe para atingir suas metas.
Se precisar de ajuda nesse processo, você pode contar com uma empresa de consultoria de negócios estratégicos.

Planejamento Estratégico

Como planejar um negócio estratégico?

Planejar, no dicionário, significa definir antecipadamente um conjunto de ações ou intenções. Isso significa que, para planejar, você precisa saber antes aonde quer chegar e quais problemas podem ocorrer nesse caminho.

Isso tudo pode ser definido através de um processo que não precisa ser fixo. Inclusive é até recomendável que as etapas se repitam e se interajam.

Assim, conforme o tempo vai passando e as coisas vão acontecendo, o planejamento pode ser refeito e o curso, corrigido.
As principais etapas de como fazer uma estratégia de negócio são:

1. Construção dos fundamentos

Aqui são definidos os valores e a missão da empresa. Eles são imprescindíveis nos negócios estratégicos, pois guiarão todas as ações da organização e também darão foco e coerência ao plano.

Isso é feito pelas principais lideranças da companhia, e uma boa ferramenta de apoio nesse momento é a analise SWOT (as iniciais em inglês para: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Ela visa identificar, no ambiente interno, quais são seus pontos fortes, que ajudam a se destacar no mercado, e quais são as fraquezas, que precisarão ser minimizadas.

Já no ambiente externo, ou seja, no mercado, quais oportunidades sua empresa poderá explorar e quais ameaças ela deve enfrentar para se manter estável.

Com essa definição em mente, busca-se compreender quem é a empresa, ou seja, quais suas principais características e como ela se insere no mercado.

2. Definição dos objetivos

Depois de conhecer analisar o SWOT, é preciso determinar as metas e os objetivos da empresa.
Atingir o objetivo significa chegar ao final do processo, enquanto as metas podem ser as conquistas menores que vão se dando durante o processo.

Para este momento, outra ferramenta interessante pode ser usada para guiar a etapa, chamada de SMART.
Definir um objetivo SMART significa que ele precisa contemplar os seguintes aspectos:

• S – Specific: ser específico, ou seja, nada geral que possa tirar o foco;
• M – Mensurável: que seja capaz de ser medido, quantificado;
• A – Atingível: que seja possível de ser atingido;
• R – Relevante: que seja importante para a empresa e seja condizente com sua missão e valores;
• T – Tempo: que haja um prazo para chegar a tal objetivo.

3. Construção de um mapa estratégico

Aqui, devem-se traçar ações para que as fraquezas sejam minimizadas e as ameaças sejam neutralizadas rapidamente.
Por conseguinte, também são definidos os meios para maximizar os pontos fortes da empresa e extrair o máximo de cada oportunidade.

Para guiar as ações, usa-se também outra ferramenta, chamada 5W2H, em sigla que se refere ao inglês:

• What: o que fazer?
• Why: por que fazer?
• When: quando fazer?
• Where: onde fazer?
• Who: quem vai fazer?
• How: Como vai fazer?
• How much: quanto vai custar essa ação?

O intuito dessa ferramenta é deixar clara a ação, o setor responsável e tudo o que é necessário saber sobre aquela determinada estratégia.

4. Avaliação dos resultados

Apesar de muitas vezes negligenciada, a avaliação das metas e monitoramento dos resultados é etapa importantíssima nos negócios estratégicos.

É nesse momento que a equipe pode avaliar o caminho trilhado e se a estrada atual realmente está levando a empresa ao seu objetivo.

Não é demérito nenhum a necessidade de refazer o planejamento. Isso demonstra o quanto a equipe está ciente da realidade e engajada com o resultado.

Isso é manter vivo o planejamento, vivenciá-lo, e não somente tê-lo por escrito, como um mero documento.

O sucesso, então, depende de muito esforço, sim. Mas também de organização, estratégia e visão da realidade.

Afinal, ao desenvolver melhor seus negócios estratégicos, você guia seus esforços e suas ações para seu objetivo maior, e minimiza as chances de erro.

 

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